Related papers
Pensamento Social Brasileiro
Maro Lara Martins
Disciplina Sociologia IV - Pensamento Social Brasileiro
View PDFchevron_right
Caminhos e descaminhos do pensamento brasileiro
Isabel Lustosa
História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2004
View PDFchevron_right
Sobre o pensamento social brasileiro
Simone MeUcci
Tematicas, 2014
Apresentação ao conteudo da Revista Temáticas n. 43. Os oito artigos publicados neste volume representam uma amostra do que se produz em Pensamento Social Brasileiro nas principais instituições de pesquisa do centro-sul do Brasil. A maioria dos textos resulta de pesquisas acadêmicas recentes (algumas ainda inconclusas) de jovens pesquisadores que refletem sobre seus objetos ao mesmo tempo em que explicitam, para si e para o leitor, os fundamentos da área, novas possibilidades de interpretação e muitas inquietações próprias dos novos cientistas às voltas com a artesania de seus objetos de pesquisa, como também a artesania de si enquanto pesquisador.
View PDFchevron_right
"Pensamento Brasileiro" na encruzilhada
Henrique Espada Lima
Historiadores pela Democracia. O golpe de 2016: A força do passado, 2016
Um comentário sobre o golpe de 2016
View PDFchevron_right
OS AXIOMAS DO PENSAMENTO SOCRÁTICO
Aldo Dinucci
View PDFchevron_right
Caminhos Da Educação Socialista
maria franco
Revista Trabalho Necessário, 2018
O objetivo principal deste texto foi situar a pedagogia socialista no contexto histórico das sociedades onde se realizaram algumas experiências. Abordamos o tema em três momentos: questões conceituais e sua historicidade; o contexto dos processos revolucionários onde gerou-se a ideia também revolucionária da emancipação humana e da pedagogia socialista; por último, algumas experiências realizadas segundo esse ideário de homem e de sociedade, na Revolução Russa, na Revolução Cubana e no Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
View PDFchevron_right
Pensamento Social Habermasiano e O “Social” Brasileiro: Desa-Fios Ao Bolsonarismo
JOSE HENRIQUE SOUSA ASSAI
Revista Dialectus - Revista de Filosofia, 2021
Certa vez Habermas afirmou que os temas centrais da sua trajetória filosófica são esfera pública, discurso e razão nos quais, a meu ver, ainda encetam profundos desdobramentos ao esteio social circunscrito em uma determinada realidade de mundo e, mais precisamente, nesta pesquisa, a brasileira. Nesse sentido, a partir desse design filosófico habermasiano, o tema do “Social” emerge enquanto ponto heurístico de pesquisa, pois ele pode ser pensado como um possível corolário da ideia de sociedade contida no postulado do mundo da vida em Habermas. Sob um ponto de vista sociofilosófico, o “Social” é entendido pelas práticas e relações bem como as instituições sociais nas quais devem efetivar ações emancipadoras. Tomando por referência os pressupostos epistêmico-metodológicos da teoria crítica, da filosofia social bem como os elementos constitutivos do pensamento social habermasiano, procurarei explicitar, neste artigo, (1) que a lógica do atual governo brasileiro – bolsonarista – é deleté...
View PDFchevron_right
Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
Luã Leal Ferreira, Lucas Da Silva, Marcos Ribeiro, Pimenta Cultural
Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro, 2024
Este livro é fruto das parcerias estabelecidas no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Pensamento Social no Brasil (LAPES-Br). Geralmente, reuniões acadêmicas produzem a troca de ideias e um diálogo rico e crítico e, eventualmente, encontros intelectuais, que, a rigor, deveriam ser mais frequentes. É forçoso reconhecer, no entanto, que este não é um desdobramento corriqueiro. Afortunadamente, tem sido frutífero o destino de nossa experiência: a cada empreitada, o grupo cresce com a entrada de novas/os integrantes, disso se seguindo resultados cada vez mais interessantes e promissores. Por conseguinte, a colheita se renova a cada ano, como é o caso deste livro que, agora, o/a leitor/a tem em mãos. Esperamos que sua leitura seja tão prazerosa e satisfatória como tem sido o nosso trabalho.
View PDFchevron_right
Pensamento Social no Brasil e os historiadores
João Valdívio Lôbo Maia
História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography
Este artigo procura analisar a área de Pensamento Social no Brasil (PSB) à luz de suas aproximações e distanciamentos em relação ao campo da História. Sustenta-se a hipótese de que, a despeito da importância do trabalho de historiadores para a conformação dessa área, o PSB não se tornou um subcampo autônomo na disciplina, ao contrário do que ocorreu nas Ciências Sociais. O texto discute como a área foi marcada por uma interdisciplinaridade desigual que enfatizou a proximidade crescente com a sociologia. Tais resultados são brevemente cotejados com processos de consolidação de subáreas concorrentes no campo da História. Ao final, sugere-se uma aproximação contemporânea entre os historiadores e o PSB a partir de dois eixos: a) debates sobre intelectuais e arquivos; b) críticas a abordagens eurocêntricas e demandas por maior democratização de agendas de pesquisa.
View PDFchevron_right
Como pensar filosoficamente o social
Franck Fischbach
2017
View PDFchevron_right